Alteração na estampa do Selo Digital de Alagoas
Data da última revisão: 01/10/2021
Software a que se aplica este artigo: DOC-Windows
Implementado na versão/release: v2017 r2.69
No dia 26 de agosto de 2021 o TJAL divulgou a nota técnica Nº. 01/2021 informando que a estampa do selo digital sofrerá alterações. A nova estampa conterá o documento parcial do solicitante, data e hora da emissão do selo. As serventias do estado possuem o prazo máximo até o dia 25 de outubro de 2021 para realizar os ajustes apresentados neste artigo.
Para seguir os próximos passos, é obrigatório estar com o DOC-Windows atualizado com a release 2.69 ou superior. Caso seu DOC-Windows esteja em releases anteriores contate o suporte técnico imediatamente.
Passo a passo
- 1º Passo – Remoção da antiga estampa das minutas de Registro Civil
- Será necessário remover a antiga estampa do selo das minutas.
- Acesse o caminho: Nascimento (Casamento, Óbito, Livro E e etc.) > Configurações > Definição de Minutas.
- Selecione uma minuta que possua a estampa do selo e clique no botão “Editar“.
Obs.: a ordem das minutas varia de cartório para cartório, isso significa que sua lista de minutas pode estar em uma ordem diferente se comparada com a imagem acima.
- Localize a estampa do selo, selecione todo seu conteúdo, aperte o botão direito do mouse e vá em Delete > Table.
- Assim que a antiga estampa do selo for apagada, salve a modificação.
- Para isso, clique no símbolo
(Salvar) na parte superior e feche a minuta.
OBS.: REPITA O PROCEDIMENTO EM TODAS AS CERTIDÕES QUE POSSUEM A ESTAMPA DO SELO.
- 2º Passo – Inserindo a nova estampa do selo digital nas minutas de Registro Civil.
- Estando na lista de minutas, pressione a combinação de teclas SHIFT + S para que um menu de opções apareça na parte superior.
- Selecione e marque todas as minutas que tiveram a antiga estampa removida.
- Para isso, clique no botão “Marca/Desmarca (+)” que fica na parte inferior esquerda.
- Finalize clicando no botão “Quadro QR Code”.
- Clique no botão “OK“.
- Para conferir se deu certo, selecione uma das minutas, clique no botão “Editar” conforme explicado no passo 1 e veja se a nova estampa do selo apareceu no canto inferior esquerdo da minuta.
- Resultado final no momento da impressão:
OBS.: SIGA O TERCEIRO PASSO APENAS SE SUA SERVENTIA POSSUIR A ATRIBUIÇÃO “TABELIONATO DE NOTAS”.
- Estando na lista de minutas, pressione a combinação de teclas SHIFT + S para que um menu de opções apareça na parte superior.
- 3º Passo – Inclusão das funções em FIRMAS
- Acesse Firmas > Configurações > Modalidades.
- Na coluna “Etiqueta“, mantenha o cursor do mouse sobre o nome da etiqueta de autenticação e reconhecimento para descobrir qual modelo está sendo utilizado pela serventia. Guarde essa informação.
- Agora que você descobriu qual modelo de etiqueta está utilizando, acesse Firmas > Configurações > Etiquetas, procure pelo nome que acabou de anotar, selecione a etiqueta e clique no botão “Editar“.
- Dentro da etiqueta, posicione o cursor do mouse no local que deverá constar a data/hora da emissão do selo e o documento parcial do solicitante.
- Pressione a tecla F2 ou clique no ícone “F” na parte superior para ter acesso à lista de campos e funções do DOC-Windows.
- Adicione em sua etiqueta cada uma das funções apresentadas abaixo:
598 – DATA ATUAL
599 – HORA ATUAL
523 – DOCUMENTO DO SOLICITANTE - A minuta da etiqueta ficará da seguinte forma:
OBS.: REPITA O PROCEDIMENTO EM TODAS AS ETIQUETAS UTILIZADAS PELA SERVENTIA.
- Resultado final no momento da impressão:
Após realizar as configurações apresentadas neste artigo, seu sistema DOC-Windows estará apto a gerar selos respeitando o novo layout apresentado pelo TJAL na nota técnica Nº. 01/2021.