Alteração na estampa do Selo Digital de Alagoas

Alteração na estampa do Selo Digital de Alagoas   

Data da última revisão: 01/10/2021

 

Software a que se aplica este artigo: DOC-Windows 

Implementado na versão/release: v2017 r2.69

No dia 26 de agosto de 2021 o TJAL divulgou a nota técnica Nº. 01/2021 informando que a estampa do selo digital sofrerá alterações. A nova estampa conterá o documento parcial do solicitante, data e hora da emissão do selo. As serventias do estado possuem o prazo máximo até o dia 25 de outubro de 2021 para realizar os ajustes apresentados neste artigo. 

Para seguir os próximos passos, é obrigatório estar com o DOC-Windows atualizado com a release 2.69 ou superior. Caso seu DOC-Windows esteja em releases anteriores contate o suporte técnico imediatamente.

 Passo a passo 

  • 1º Passo –  Remoção da antiga estampa das minutas de Registro Civil
    • Será necessário remover a antiga estampa do selo das minutas. 
    • Acesse o caminho: Nascimento (Casamento, Óbito, Livro E e etc.) > Configurações > Definição de Minutas.

       
    • Selecione uma minuta que possua a estampa do selo e clique no botão “Editar“.

      Obs.: a ordem das minutas varia de cartório para cartório, isso significa que sua lista de minutas pode estar em uma ordem diferente se comparada com a imagem acima.
    • Localize a estampa do selo, selecione todo seu conteúdo, aperte o botão direito do mouse e vá em Delete > Table.
    • Assim que a antiga estampa do selo for apagada, salve a modificação.
    • Para isso, clique no símbolo  (Salvar) na parte superior e feche a minuta.
      OBS.: REPITA O PROCEDIMENTO EM TODAS AS CERTIDÕES QUE POSSUEM A ESTAMPA DO SELO. 
  • 2º Passo – Inserindo a nova estampa do selo digital nas minutas de Registro Civil.
    • Estando na lista de minutas, pressione a combinação de teclas SHIFT + S para que um menu de opções apareça na parte superior.
    • Selecione e marque todas as minutas que tiveram a antiga estampa removida.
    • Para isso, clique no botão “Marca/Desmarca (+)” que fica na parte inferior esquerda.
    • Finalize clicando no botão “Quadro QR Code”.

    • Clique no botão “OK“.
    • Para conferir se deu certo, selecione uma das minutas, clique no botão “Editar” conforme explicado no passo 1 e veja se a nova estampa do selo apareceu no canto inferior esquerdo da minuta.


    • Resultado final no momento da impressão:
      OBS.: SIGA O TERCEIRO PASSO APENAS SE SUA SERVENTIA POSSUIR A ATRIBUIÇÃO “TABELIONATO DE NOTAS”. 
  • 3º Passo – Inclusão das funções em FIRMAS
    • Acesse Firmas > Configurações > Modalidades.
    • Na coluna “Etiqueta“, mantenha o cursor do mouse sobre o nome da etiqueta de autenticação e reconhecimento para descobrir qual modelo está sendo utilizado pela serventia. Guarde essa informação.

    • Agora que você descobriu qual modelo de etiqueta está utilizando, acesse Firmas > Configurações > Etiquetas, procure pelo nome que acabou de anotar, selecione a etiqueta e clique no botão “Editar“. 
    • Dentro da etiqueta, posicione o cursor do mouse no local que deverá constar a data/hora da emissão do selo e o documento parcial do solicitante.

    • Pressione a tecla F2 ou clique no ícone “F” na parte superior para ter acesso à lista de campos e funções do DOC-Windows.
    • Adicione em sua etiqueta cada uma das funções apresentadas abaixo: 
                                                          598 – DATA ATUAL
                                                          599 – HORA ATUAL
                                                          523 – DOCUMENTO DO SOLICITANTE

    • A minuta da etiqueta ficará da seguinte forma:


      OBS.: REPITA O PROCEDIMENTO EM TODAS AS ETIQUETAS UTILIZADAS PELA SERVENTIA. 
       
    • Resultado final no momento da impressão:

Após realizar as configurações apresentadas neste artigo, seu sistema DOC-Windows estará apto a gerar selos respeitando o novo layout apresentado pelo TJAL na nota técnica Nº. 01/2021.

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