Alterações SIRC versão 3.0

Alterações SIRC versão 3.0

Data da última revisão: 07/05/2020

Software a que se aplica este artigo: DOC-Windows 

Implementado na versão/release: v2017  r2.15 

Este artigo tem como finalidade mostrar quais são as novidades relacionadas ao envio de dados ao SIRC (versão 3.0). Os tópicos abordados são:

1 – Alterações no painel de controle SIRC 
a) 
Incluída a opção para alteração de TIPO DE MOVIMENTO;
b) 
Separada a opção de INEXISTÊNCIA DE MOVIMENTO;
c) 
Incluída tela de JUSTIFICATIVAS para campos obrigatórios não informados.
Envio diário permanece igual: Envio via arquivo MRC ou envio de dados via webservice.

2 – Novos campos para o SIRC nos assentamentos dos registros
Botão SIRC com dados obrigatórios a serem digitados na inclusão dos assentamentos acessórios.

3 – Envio de averbações, anotações, retificações retroativas
Nova tela de classificação de assentamentos.

 

Detalhes das alterações

  • 1 – Alterações no Painel do SIRC
    • a) Incluída a opção para alteração de TIPO DE MOVIMENTO;
      Na tela FUNÇÕES AUXILIARES > ESTATÍSTICAS > PAINEL DE CONTROLE SIRC, agora poderá fazer a alteração do tipo de movimento a ser enviado para o SIRC, alterando na seta indicada correspondente ao registro que deseja mudar. 

    • b) Separada a opção de INEXISTÊNCIA DE MOVIMENTO;


    • Agora o botão Inexistência de movimento encontra-se diretamente no Painel de Controle. Utilizando esse recurso, será enviado ao SIRC a informação de que não existiram registros no mês selecionado, caso realmente não tenha nenhuma inclusão de registro de Nascimento, Casamento, Óbito ou Natimorto no sistema. 
      Para isso precisará definir o mês e o ano a ser analisado pelo DOC. Caso marque a opção “Gerar arquivo .msc para envio manual”, deverá fazer o envio no site do SIRC. Não marcando essa opção, ao clicar em “Enviar inexistência”, o sistema fará o envio diretamente pelo webservice do SIRC. 



    • c) Incluída tela de JUSTIFICATIVAS para campos obrigatórios não informados.

    • O botão Justificativa será usado quando precisar informar o motivo de algum campo não ter sido preenchido e irá justificar para enviar ao SIRC.
      Neste caso, será necessário pesquisar por um período e selecionar os módulos que deseja verificar e o sistema retornará somente os registros com campos obrigatórios faltantes, se a preferência de Utilizar validação padrão estiver marcada, caso contrário irá trazer todos os registros do período. Para inserir a Justificativa, dê um duplo clique no campo correspondente e preencha o motivo. Caso a justificativa seja a mesma para os outros registros que tenha o mesmo campo faltante, selecione o registro que está com a justificativa preenchida e clique no botão Aplicar seleção a semelhante. Ao finalizar o preenchimento das justificativas, clique no botão SALVAR.

    • Não houve alteração no envio diário do SIRC. Para realiza-lo, basta usar o botão Marcar selecionando os registros específicos ou geral, usar a opção Gerar Arquivo (será gerado o arquivo para realizar o upload manualmente no site do SIRC) ou usar a opção Enviar Dados (será feita a transmissão via WebService diretamente ao SIRC). Caso verifique que os registros do painel já tenham sido enviados ao SIRC, poderá usar o recurso Excluir, que removerá o registro da lista de envio. 
      OBS: Caso precise marcar todos os registros, clique com o botão direito do mouse no painel de registros.


    • O envio de registros retroativos ou que não se encontram no painel também não sofreu alterações. Deve-se utilizar a opção Gerar Lote.  Onde pode fazer o envio de um período desejado ou de um registro específico. Caso escolha enviar por período,  deverá selecionar os módulos que serão transmitidos e escolher como resposta à pergunta “O que fazer com registros que já foram gerados?”  enviar como Inclusão, Alteração ou Não enviar
      A opção Inclusão é a transmissão de registros novos que ainda não foram informados, o envio como alteração será a comunicação dos campos que sofreram modificação e não enviar serão transmitidos apenas os registros que constam no DOC-Windows como não gerados (sem enviar o restante que já teve alguma geração anteriormente).
      Após o preenchimento dos itens de configuração, basta clicar no botão Enviar, assim como já ocorria antes.
  • 2 – Novos campos para o SIRC nos assentamentos dos registros: 
  • No momento da inclusão de novos assentamentos, será aberta a tela para preencher os dados necessários para o envio ao SIRC, como na imagem abaixo:

  • Caso algum campo obrigatório não seja preenchido na aba Assentamento Acessórios dentro do registro, o botão do SIRC ficará em vermelho.

  • Informação para os clientes que possuem o módulo de averbação: é possível configurar a minuta para que não seja necessário preencher os dados do SIRC novamente, caso essas informações já tenham sido preenchidas ao incluir o assentamento. Para isso, acesse o módulo de AVERBAÇÕES > CONFIGURAÇÕES > MINUTAS > Selecione a Minuta desejada e clique em “Editar”. Dentro da minuta, acesse a aba “Integração com SIRC”, selecione o motivo da Averbação e vincule os campos da averbação com os dados a serem informados ao SIRC.

  • 3 – Envio de averbações, anotações, retificações retroativas:
    • Com o novo layout de envio ao SIRC é necessário informar qual o tipo de assentamento que se enquadra a anotação/averbação. Para envio dos assentamentos retroativos será necessário acessar o painel em FUNÇÕES AUXILIARES > UTILITÁRIOS > CLASSIFICAÇÃO DE ASSENTAMENTO.

    • O primeiro passo é informar o período e qual o módulo que precisa fazer a correção para que seja retornado os assentamentos. Caso a preferência: Exibir somente com tipo indefinido esteja marcada, irá retornar apenas os registro que ainda não foram selecionados o tipo de assentamentos, caso contrário irá retornar todos os assentamentos.


    • Caso seja necessário alterar vários assentamentos para o mesmo tipo basta clicar em MARCAR para selecionar os assentamentos e alterar o tipo de apenas um deles, assim os outros selecionados irão ser alterados para o mesmo tipo escolhido. Ressaltando que na coluna “Tipo”, inicialmente estará como Tipo de Assentamento indefinido, porém deverá selecionar alguma das outras opções aceitas pelo SIRC (Averbação, Anotação ou Retificação).

    • Após selecionar o Tipo do Assentamento é necessário incluir algumas informações para o SIRC, para isso clique no botão SIRC. Irá abrir um nova tela, onde será necessário incluir o motivo do assento e a data da sentença, os campos irão variar de acordo com o tipo do assentamento selecionado. 


    • Caso seja necessário excluir algum assentamento, clique no botão Ver Registro e faça a exclusão da averbação, clicando no “X” dentro da aba “A.Acessórios”.

      • Obrigatoriamente deve ser informado o CPF ao SIRC, por padrão o DOC-Windows irá informar todos os documentos incluídos dentro do registro. Caso prefira que seja enviado apenas o CPF, foi criada uma preferência para alterar essa característica, para alterá-la acesse FUNÇÕES AUXILIARES > CONFIGURAÇÕES > REGISTRO CIVIL > SIRC e marque a seguinte preferência: Enviar preferencialmente o CPF das partes ao SIRC.

        Essas foram as modificações exigidas pelo SIRC na versão 3.0. A maioria dos campos que o sistema DOC indicará como preenchimento obrigatório será uma exigência do próprio SIRC, caso tenha alguma dúvida quanto a dados exigidos, sugerimos que verifique pelo manual do usuário divulgado pelo órgão ou entre em contato com o SIRC. 

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados