Autoatendimento

Autoatendimento

Data da última revisão: 08/06/2020

 

Software a que se aplica este artigo: DOC-Windows 

Implementado na versão/release: v2017 r12

Este artigo foi desenvolvido para apresentar os procedimentos para integração entre o sistema DOC-Windows e o site de AUTOATENDIMENTO provido pela DeMaria. O cliente que contratar este serviço da DeMaria terá um site, no endereço (URL) conforme padrão indicado abaixo, de forma que seus clientes poderão digitar dados para registros de nascimento e casamento, agilizando o processo de atendimento quando estiverem na frente do atendente.

Formato da URL: www.aacartorio.com/[CNS], sendo [CNS] o código nacional de serventias, estabelecido pelo CNJ para o cartório, somente os números (sem hífen) e constando 6 dígitos. 

Hoje o Autoatendimento conta com módulos de Nascimento, Casamento e Firmas. 

Para usufruir das vantagens do autoatendimento, o cartório deverá DIVULGAR para seus clientes a existência deste site. Assim, em cartórios de grande movimento, os clientes poderão acessar o site a partir de seus celulares e digitar os dados do nascimento ou casamento, no período de ociosidade em que aguardam sentados a chamada para o atendimento. Também pode-se divulgar isso por telefone, para que o cliente utilize em sua residência ou trabalho, antes de se locomover ao cartório. Uma outra alternativa é a instalação de TÓTENS de autoatendimento no ambiente do cartório, munidos de tablets e acesso a internet fornecidos pela serventia.

 Passo a passo

  • Acesso ao site de Autoatendimento
    • Acessando o site, 3 serviços poderão estar habilitados. No momento da configuração dos serviços a serventia deverá informar à DeMaria quais deseja ATIVAR: registro de NASCIMENTO, habilitação de CASAMENTO e cadastramento de ficha de FIRMA. O cartório poderá escolher um, dois ou os três serviços. Caso escolha os 3, a tela inicial será esta:

      Observação: O logotipo que identifica a serventia, que aparece na parte superior da tela, deverá ser enviado previamente à DeMaria para alocação no site.
  • Exemplo de digitação
    • Vamos exemplificar como aparece no site, através do serviço de “pré-registro” ou “autoatendimento” de NASCIMENTO. Os demais serviços, funcionam de forma semelhante, só que colhendo informações diferentes.
    • Estando no menu inicial o usuário deverá pressionar o botão REGISTRAR.  Serão, então, apresentadas 8 telas para que seja digitado, em sequência, alguns dados para agilizar o atendimento.

      1

      2

      3

      4

      5

      Observação: Os hospitais da circunscrição poderão ser pré-cadastrados.

      6

      7

      Caso queira digitar o nome dos avós, basta selecionar SIM e os campos para digitação dos dados se abrem abaixo.

      8

      Para corrigir qualquer informação, basta o usuário clicar na figura da coluna da direita.

      9

      A partir deste momento o “pré-registro” já estará disponível para ser apropriado automaticamente pelo sistema DOC-Windows instalado no cartório.

  • Integração com DOC-Windows
  • 1º Passo – Verificando se o CNS é o mesmo do endereço do site
    • Acesse FUNÇÕES AUXILIARES > CARACTERÍSTICAS DA SERVENTIA > aba Identificação, verifique se o código do cartório no CNJ confere:

  • Passo – Puxando os dados para a lavratura do nascimento 
    • Acesse FUNÇÕES AUXILIARES > AUTOATENDIMENTO VIA SITE.

      Note que aparecerá um painel com todos os dados informados pelos usuários que preencheram o formulário no site. Para proceder a lavratura do registro basta selecionar o “pré-registro” e clicar em INCLUIR REGISTRO.



      Desta forma o tempo de permanência dos clientes no balcão vai diminuir, trazendo agilidade no atendimento ao público do cartório.

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados