Como fazer registro de transporte no DOC-Windows

Como fazer registro de transporte no DOC-Windows 

Data da última revisão: 03/04/2019

 

Software a que se aplica este artigo: DOC-Windows, módulos de Registro Civil

Implementado na versão/release: v2013 a partir do release 4.15

Orientar o cliente sobre como operar o “registro de transporte”, que é aquela forma de passar para o livro atual de registro (ou um específico “de transporte”) um registro normal cujo espaço para os assentamentos acessórios já esteja insuficiente para nova averbação, anotação ou retificação.

 Passo a passo

1º Passo – Minuta para o Termo de Transporte

Caso não exista uma minuta específica para este termo, você deverá criar uma. Ela poderá ter o seguinte conteúdo (neste exemplo, usamos o “Nascimento”):

 

Note que o “corpo” do termo é igual ao termo original de nascimento até onde informa o nome do registrado (@201). Logo, você deverá utilizar-se desta minuta para imprimir o termo na folha do LIVRO DE TRANSPORTE (em SP é facultado ao Oficial ter este livro à parte)  ou na folha do LIVRO atualmente utilizado, neste caso o LIVRO A, de Nascidos Vivos.

ATENÇÃO: se o registro já existir no sistema, pule para o 3º Passo. Se você estiver utilizando um livro à parte para TRANSPORTE pule diretamente para o 4º Passo.

2º Passo – Incluindo o registro, somente ÍNDICE

Se o registro original ainda não existir no sistema, bastará digitar as informações que serão necessárias para a impressão: número do livro, folha, termo, data de registro e nome do registrado. Isso pode ser feito através da inclusão de registros usando a tela de ÍNDICES. Para acessar a tela de digitação rápida, acesse o menu principal, na opção IncluirÍndice. Será aberta uma tela semelhante à figura ao lado.

Preencha os dados do livro conforme indicação das bolinhas azuis para poder aparecer na área central as páginas do livro. Em seguida clique sobre a página (que não aparece nesta figura) e no área inferior digite os campos indicados pelas bolinhas vermelhas (não precisa alterar os demais) e por fim clique em Incluir.

3º Passo – Registrando o TRANSPORTE

Se o transporte será feito no registro onde se está lavrando os registros atualmente, é necessário registrar o TRANSPORTE. Isso evitará que um registro normal seja atribuído àquela página, ou seja, será feita a reserva daquela página para o transporte. 

Para isso – note! – você deve entrar na MESMA TELA de inclusão rápida de índices.

Depois de selecionar o livro do LIVRO ATUALMENTE USADO, e ver aparecer a lista dos registros existentes na área central da tela, selecione a página que vai utilizar para a impressão e, na parte inferior, digite os campos indicados pelas bolinhas vermelhas. Detalhe: o campo “Modo de vis.” deve ser alterado para TRANSPORTE e no campo “Data de registro” você deve colocar a data da última averbação que está se pretendendo fazer.

ATENÇÃO: não numere o termo, pois não se trata de registro!

Para finalizar clique no botão Alterar.

4º Passo – Imprimindo o TERMO DE TRANSPORTE

Vá até a tela de Assentamentos Acessórios e iniba eventuais outras averbações, anotações ou retificações existentes clicando no “olho” para que seja impressa no documento apenas a ÚLTIMA! Veja na tela ao lado, conforme indicado no círculo vermelho.

Feito isso, clique em Imprimir, escolhendo o documento criado no 1º Passo.

 

ATENÇÃO: clientes de UFs que usam selo digital para dizer que não haverá cobrança, deverão clicar sobre o símbolo de “cifrão” para inibir a cobrança.

Este artigo foi útil?