Configuração e monitoramento de Backup

Configuração e monitoramento de Backup

Data da última revisão: 17/10/2019

 

Software a que se aplica este artigo: Backup DOC-Windows

Implementado na versão/release: v2017

Este artigo tem como finalidade apresentar maiores informações sobre configuração e monitoramento do backup realizado pelo aplicativo auxiliar para cartórios que utilizam o DOC-Windows.

 Passo a passo 

  • 1º Passo – Localizando o aplicativo
    • O assistente de backup fica ativo, em segundo plano, no canto inferior próximo ao relógio do Windows. Dê duplo clique sobre o ícone do assistente para executá-lo;

  • 2º Passo – Backup manual
    • O assistente abrirá diretamente na tela da Cópia de Segurança. Onde é possível realizar o Backup Manual. Deixe marcada a opção BANCO DE DADOS e CÓPIA EM DISCO LOCAL/EM REDE, clique no botão SELECIONAR para escolher a pasta onde será salvo o arquivo de backup. A DeMaria recomenda que o backup seja feito em um dispositivo externo (pen drive ou HD externo, por exemplo), para o caso de apresentar algum problema no HD local, o cartório possuir essa cópia segura em outro dispositivo. Em seguida clique em AVANÇAR para iniciar o processo da cópia do banco de dados;

      Ao finalizar o backup apresentará uma mensagem informando que o procedimento foi realizado com sucesso. Clique em OK.

    • Caso o cartório possua o contrato do Backup em nuvem, nesta mesma tela poderá fazer o direcionamento da cópia de segurança. Basta marcar a opção BANCO DE DADOS, CÓPIA NA NUVEM (AMAZON S3) e clicar em AVANÇAR.

       
  • 3º Passo – Agendamento de backup
    • Na opção AGENDAMENTO é possível definir quais os dias e os horários em que o Assistente de Backup realizará a cópia do banco de dados de forma automática. Selecione os Dias da Semana e a opção BANCO DE DADOS, no campo HORÁRIO digite a hora que o backup será feito, deixe marcada a opção CÓPIA EM DISCO LOCAL/EXTERNO e clique no botão SELECIONAR para definir a pasta onde será salvo o backup, em seguida clique no botão SALVAR; A DeMaria recomenda que o backup seja feito em um dispositivo externo (pen drive ou HD externo, por exemplo), para o caso de apresentar algum problema no HD local, o cartório possuir essa cópia segura em outro dispositivo.
       
    • Ao salvar, no campo do lado direito, apresentará os dados das opções selecionadas. Caso deseje refazer o agendamento, poderá utilizar o botão EXCLUIR, escolhendo se deseja apagar todos os agendamentos ou somente o selecionado, e criar novos com outros horários;

      Para os cartórios que possuem o contrato de backup em nuvem, nesta mesma tela de AGENDAMENTO, é necessário selecionar os dias da semana, horário, marcar BANCO DE DADOS, marcar também a opção CÓPIA NA NUVEM (AMAZON S3) e clicar em SALVAR. Ao salvar esse agendamento ele constará na coluna LOCAL como Nuvem.



      O Backup também pode ser agendado no mesmo horário tanto para destino local quanto para nuvem, basta marcar as opções CÓPIA EM DISCO LOCAL/EXTERNO, clicar em SELECIONAR para definir um local para salvar o backup e também marcar a opção CÓPIA NA NUVEM (AMAZON S3)  e depois SALVAR. Na coluna LOCAL ele ficará com a informação LOC.\NUV. 

      Com essas configurações o Assistente de Backup fará a cópia do banco de dados nos dias e horários definidos, porém é importante que o computador servidor esteja ligado no horário do backup e que o Local salvo esteja conectado no horário marcado para o backup (em casos que o local salvo seja um pen drive ou HD Externo).

  • 4º Passo – Monitoramento do backup
    • No aplicativo de backup acesse o ícone RELATÓRIO. Verifique se os backups agendados e manuais estão sendo feitos corretamente na área Backups realizados.
       
    • Nesta seção encontramos algumas informações importantes como:

      • Data (Dia e hora)
      • Tipo (Dados ou Imagem)
      • Local (Local ou Nuvem)
      • Execução (Agendamento ou Manual)
      • Arquivo gerado

      Dentre os status possíveis para backup em nuvem, encontramos:

      Arquivo Encontrado: Significa que o backup foi feito com sucesso no horário e local configurado.

      Arquivo não encontrado, porém, existe outro na pasta: Significa que o backup foi substituído por uma versão mais recente de backup, ou que não foi encontrado e existe outro arquivo na pasta.

      Arquivo não encontrado: Indica que o arquivo pode ter sido movido ou excluído da pasta de destino.

      Também é possível especificar alguns filtros nesta tela, como Tipo de backup (banco de dados ou imagens), Local (backup local ou em nuvem) e Período para facilitar a verificação dos backups realizados.

IMPORTANTE: O monitoramento diário dos backups na opção Relatório é de total responsabilidade do CARTÓRIO

 

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