Mensagens de erro SIRC (versão 3.0)

Mensagens de erro SIRC (versão 3.0)

Data da última revisão: 27/05/2020

 

Software a que se aplica este artigo: DOC-Windows

Implementado na versão/release: v2017 release 2.15

Este artigo destina-se a apresentar algumas mensagens de erro retornadas pelo webservice do SIRC, nas quais a correção depende unicamente do preenchimento correto de campos obrigatórios. Podendo ser usado como um guia de informações para preenchimento, uma vez que as próprias mensagens de retorno do SIRC não são muito claras. 
Antes de tudo, gostaríamos de ressaltar algumas configurações do DOC-Windows que poderão facilitar o no envio do SIRC:

  • Uso da preferência de envio somente do CPF das partes (já está configurada como padrão na atualização)
    • Esta preferência foi criada para facilitar o envio dos registros para o SIRC, enviando somente o CPF das partes envolvidas no registro, evitando problemas de validação em campos faltantes de registros retroativos. Apesar de recomendarmos o uso dessa preferência, o cartório poderá altera-la a qualquer momento, basta acessar o menu FUNÇÕES AUXILIARES > CONFIGURAÇÕES > REGISTRO CIVIL > na aba SIRC, desmarcar a opção “Enviar apenas o CPF das partes”.  
  • Envio de registros retroativos para o SIRC
    • O indicado para os envios retroativos para o SIRC a serem feitos via lote (que deve ser feito através do menu FUNÇÕES AUXILIARES > ESTATÍSTICAS > PAINEL DE CONTROLE SIRC, usando o botão “Gerar lote”) é de períodos pequenos. Por exemplo o período de envio mensal e até quinzenal em alguns casos, para facilitar a correção de possíveis erros retornados pelo SIRC. 


Abaixo teremos uma lista de erros retornados pelo webservice do SIRC separados por módulos. Lembrando que este artigo será atualizado constantemente conforme tivermos conhecimento de novas mensagens de erro apresentadas para auxiliar a correção dos cartórios. 

Casos de NASCIMENTO

  • Invalid content was found starting with element ‘tipo’. One of ‘{numero}’ is expected

    • Motivo: O erro reportado acontece quando um registro é enviado contendo o DOCUMENTO com o campo NÚMERO DO DOCUMENTO vazio e algumas partes preenchidas. Por exemplo: a data de emissão, UF e órgão emissor do RG estão preenchidos, porém o número do RG está vazio. Dessa forma, o SIRC irá recusar este documento, que implica na mensagem de erro informada.
    • Correção: Verificar o preenchimento do campo documentação nos registros informados.

Casos de CASAMENTO

  • “O campo Regime de Casamento só deve ser Outros nos casos de registros do exterior.”
    • Motivo: Por exigência do SIRC, o DOC verifica o preenchimento do campo de regime de bens e identifica palavras-chave como: “parcial”, “universal”, “participação”, e quando ele não encontra nenhuma dessas, ele identifica como tipo “Outros”, que no caso só deve ser usado para registros do exterior. O que causa este erro acima mencionado é justamente o preenchimento do campo de um registro de casamento feito no Brasil como “Comunhão de bens”, apenas.  
    • Correção: Utilizar as informações de regime de bens com preenchimento completo, por exemplo: “comunhão parcial de bens”, “comunhão universal de bens”, etc. 
      Observação: Para casos de registros antigos que não possuam essa informação completa e nem possam sem alterados, deve-se confirmar com o SIRC a forma de preenchimento correta. 

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados