Selo digital PA
Data da última revisão: 15/09/2021
Software a que se aplica este artigo: DOC-Windows
Implementado na versão/release: v2017 release 2.25.3
Este artigo tem como finalidade demonstrar as configurações necessárias para a utilização do selo digital do estado do PARÁ.
Passo a passo
- 1º Passo – Inclusão do lote de selos
- Acesse o menu SELAGEM > AQUISIÇÃO
- Clique no botão “Incluir arquivo”
- Clique no botão PROCURAR e selecione o arquivo do lote de selo DIGITAL.
- Clique em “Incluir”.
- Em seguida o lote de selos irá constar na tela de Aquisição.
- 2º Passo – Configurações de identificação
- Acesse o menu FUNÇÕES AUXILIARES > CARACTERÍSTICAS DA SERVENTIA
- Preencha os campos Código da Serventia e Código do município (essas informações devem ser coletadas junto ao TJPA).
- Clique em “Gravar”.
- 3º Passo – Configuração da tabela de emolumentos
- Acesse FINANCEIRO > CONFIGURAÇÕES > TABELA DE EMOLUMENTOS;
- Selecione a tabela vigente e clique no botão “Editar”;
- Selecione o emolumento referente ao ato que será selado e clique em “Editar”;
- No campo Natureza do ato digite o código correspondente ao selo digital.
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Exemplo dos códigos referente ao Registro Civil encontra-se abaixo, a lista completa consta no documento divulgado pelo TJPA: Protocolo_de_Integracao_Cartorio_TJPA_v_1.7.3.11_1, que encontra-se anexo ao final deste artigo para consulta. O trecho do código que mostra os atos de RCPN encontra-se na página 75 do arquivo PDF.
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- 4º Passo – Configurações dos atos padronizados
- Cartórios do estado do Pará utilizam o Ato Padronizado completo, no qual o vinculo do selo ocorre dentro do ato padronizado.
- Para a configuração, acesse o menu FINANCEIRO > CONFIGURAÇÕES > ATOS PADRONIZADOS
- Selecione o ato padronizado que será utilizado o selo digital e clique em “Alterar”.
- Clique no botão “Regras”.
- Clique no botão “Adicionar”
- Em seguida, selecione na coluna “Espécie” o tipo “Selo”;
- Na coluna “Tipo”, selecione a numeração correspondente ao código do selo.
- Para finalizar clique em OK e depois ALTERAR para salvar as alterações.
- Observação: a tabela de códigos dos tipos dos selos correspondentes aos atos encontra-se no arquivo PDF anexo ao artigo. Abaixo encontra-se um trecho deste documento:
- 5º Passo – Vinculação de documentos
- Faremos a explicação usando o módulo de Nascimento, mas o procedimento é o mesmo para todos os módulos.
- Acesse o menu NASCIMENTO > CONFIGURAÇÕES > DEFINIÇÃO DE MINUTAS;
- Selecione o documento que precisa vincular o selo e clique em “Editar”;
- Acesse o menu FILE > PROPRIEDADES.
- Nesta tela que abriu, no campo ATO PADRONIZADO selecione o ato correspondente a impressão deste documento. Ou seja, quando fizer a impressão deste documento, o ato padronizado que estiver vinculado a ele será executado e um selo será gerado simultaneamente.
- Caso o documento que está configurando permita o uso de outros atos padronizados, clique na opção Permitir Alterar ato padronizado na impressão e selecione os atos padronizados desejados.
- 6º Passo – Preferência para cartórios que são apenas de Registo Civil
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Apenas os cartórios de PA que só realizam Registro Civil são isentos dos encargos de FRJ e FRC. Para sair correto na exibição da estampa do selo e também no envio, foi criada a preferência para colocar esses dois encargos como isentos. Para isso, siga as instruções a seguir:
- Acesse FINANCEIRO > CONFIGURAÇÕES > PREFERÊNCIAS;
- Marque a preferência Utilizar cálculo isento para encargo FRJ e FRC
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- 7º Passo – Configurando o envio automático
- Para configurar o envio automático dos selos, acesse SELAGEM > INF OUTROS ÓRGÃOS > TJPA e selecionar a opção “Configuração envio automático”.
- Em seguida, verifique se a opção “Transmitir automaticamente os selos utilizados” está marcada e defina o intervalo entre as transmissões.
- Determine qual usuário do DOC-Windows ou estação (computador) ficará responsável pelo envio das informações.
- É possível deixar as duas opções marcadas, fazendo com que um respectivo usuário do DOC-Windows faça o envio dos selos apenas quando estiver usando uma determinada estação.
- Finalize clicando no botão “Fechar”.
- Para configurar o envio automático dos selos, acesse SELAGEM > INF OUTROS ÓRGÃOS > TJPA e selecionar a opção “Configuração envio automático”.
- 8º Passo – Envio manual de selos
- Para fazer o envio dos selos manualmente, acesse SELAGEM > INF OUTROS ÓRGÃOS > TJPA.
- Especifique o período que deseja enviar e defina o tipo do selo que será enviado.
- Depois disso, selecione as opções de envio:
Prestação: mantenha esta opção marcada para enviar os selos da forma convencional;
Retificação: caso tenha realizado alguma retificação de selos durante o período, deverá enviar das duas formas, prestação e retificado;
Apenas não enviados: envia apenas os selos não informados do período especificado;
Todos os selos: envia todos os selos do período especificado;
Envio pelo WS: envia os selos diretamente do sistema através de um Web Service (necessário ter acesso à internet);
Gerar arquivo XML: gera um arquivo para envio manual no site do TJPA;
- Por fim, clique no botão Enviar (a nomenclatura do botão será alterada para “Gerar” caso tenha selecionado a opção “Gerar arquivo XML”).
- Obs.: caso esteja enviando os selos fora do prazo e se depare com a mensagem “Prestação de contas finalizada. Impossível transmitir prestação para esse período.“, entre em contato com o TJPA e solicite a abertura de um Lote Complementar. Após a abertura do lote, faça o envio dos selos da forma convencional, usando a opção “Envio pelo WS”.
- 5º Passo – Vinculação de documentos