Utilização das funções @608 e @609
Data da última revisão: 22/03/2019
Software a que se aplica este artigo: DOC-Windows
Implementado na versão/release: v2013
Passo a passo
- 1º Passo – Acesso a definição de minuta
Primeiramente vamos abrir a minuta que você deseja fazer a inclusão de informações, o procedimento é similar entre os módulos:
- Nascimento > Configurações > Definição de minutas
- Casamento > Configurações > Definição de minutas
- Óbito > Configurações > Definição de minutas
Para a explicação da função @608 vamos utilizar a minuta de termo de nascimento.
- Acesse: Nascimento > Configurações > Definição de minutas
- Escolha a minuta que você deseja alterar e clique no botão editar:
Atenção!
- Você precisa estar nessa tela, depois desses passos.
Agora que estamos com a minuta aberta, vamos fazer as configurações das funções.
- 2º Passo – A função @608
- Pode ser utilizada nos módulos (nascimento / casamento / óbito)
- Essa função concatena constantes ao conteúdo de um campo ou função, ou seja, ela vai juntar palavras ao conteúdo que você deseja. O exemplo que vamos usar aqui é o número de CPF.
- A função @202 retorna do sistema o número do CPF do registrado, mas vamos supor que antes do número do CPF você quer que esteja escrita a palavra “CPF“e depois do número do CPF a palavra “Do Registrado”.
- Para iniciar os procedimentos, clique no local da minuta em que deseja incluir essa informação. Aperte a tecla F2 do seu teclado (ou use o menu INSERIR > FUNÇÕES > CAMPOS/FUNÇÕES), aparecerá a seguinte tela:
- No campo “procurar função”, digite o número 608 e clique no botão INSERE. Abrirá uma nova tela:
- Nesta tela serão exibidas as funções que você pode utilizar junto com a função @608. No caso de nosso exemplo inicial, vamos usar o função do CPF. Então pesquise por CPF, e aparecerá a seguinte tela:
- Depois clique em OK. A próxima tela será:
- Perceba que o campo (Campo. Função ou variável) já vem preenchido com o número da função que você escolheu para ser concatenado.
- No próximo campo (Constante à esquerda) você vai escrever a palavra ou frase que ficará à esquerda do número do CPF, no nosso caso colocaremos a palavra “CPF”.
- No último campo (Constante à direita) você vai escrever a palavra ou frase que ficará à direita do número do CPF, no nosso caso colocaremos a frase “Do Registrado”.
Dica:
- Lembrando que a qualquer momento você pode clicar dentro do campo e usar a tecla F1 que aparecerá um ajuda integrada que o sistema oferece aos usuários.
- Depois da confirmação, o sistema voltará para a minuta e a função que você incluiu aparecerá na tela conforme a imagem abaixo:
- Salve o documento.
- Para testar como ficou, acesse o módulo de Nascimento, pesquise por um registro, selecione e clique no botão IMPRIMIR DOCS.
- Escolha a minuta que você fez a configuração, que no meu caso foi a minuta – Termo de Nascimento e clique no botão Imprimir.
- Este será o resultado:
- Perceba que ficou um texto antes a palavra “CPF”, e um texto depois a frase “Do Registrado”. Este foi um exemplo para ilustrar como a função @608 funciona, mas ele pode ser usado de várias formas e nos outros módulos do sistema.
Um exemplo para o módulo de casamento:
- Incluir uma frase antes do nome do Juiz de Paz
- Siga o mesmo fluxo:
Entre no minuta do módulo:
- Casamento > configurações > Definição de minuta
- Escolha a minuta que deseja editar e clique em “Editar”
- Tecle F2 no teclado, procure a função 608 e clique em insere
- Aparecerá a tela de funções que você poderá usar junto com a função 608
- Pesquise por Nome do celebrante, aparecerá a função 325
- E coloque a palavra ou frase que deseja:
- Nesse exemplo vou deixar o campo (Constante à direita) vazio, pois não quero nenhuma informação depois;
- E no campo (Constante à esquerda) vou colocar a frase: “perante o Meritíssimo Juiz de Paz”, depois clique em OK e salve o arquivo;
- Imprima o documento e veja como ficou!
- 3º Passo – A função @609
-
- Pode ser utilizado nos módulos (nascimento / casamento / óbito)
- Verifica se a condição definida e dependendo do resultado (verdadeiro ou falso) retorna um conteúdo específico, ou seja, essa função pega um campo verifica se esse campo é verdadeiro ou falso, e dependendo do resultado ele imprime a mensagem que você pedir.
Para esse exemplo vamos usar a minuta de certidão de nascimento
- Entre em: Nascimento > Configurações > Definição de minutas
- Encontre a certidão de nascimento e clique em editar, clique no local onde quer incluir a informação;
- Aperte a tecla F2 (ou pelo menu Inserir > Funções > Campos/Funções)
- Na tela que aparecerá pesquise a função @609 e clique em Insere;
-
- Aparecerá a seguinte tela:
- Para validar esse exemplo vamos usar o campo de CPF, sendo que quando o registro tiver o conteúdo preenchido, ele retorne o número e quando não estiver, retorne outro resultado indicando que essa informação não foi digitada.
Então vamos analisar essa tela acima e entender os campos para o preenchimento:
- No primeiro campo (Argumento 1) você vai colocar o campo para o sistema analisar, no nosso exemplo quero que o sistema veja se o registrado possui CPF, então nesse campo (Argumento 1) vamos usar a tecla F2 para selecionar a informação do CPF do registrado (função: @202);
- No segundo campo (Operando) você vai colocar os sinais (=, >, < , #,..,), ou seja, queremos ver se o campo CPF (@202) É IGUAL a vazio, ou se está preenchido, então usaremos o sinal de = ;
- No terceiro campo (Argumento 2) você vai deixar vazio nesse caso;
Por que vazio?
Porque estamos fazendo a seguinte pergunta:
O campo CPF é Igual a Vazio?
- No quarto campo (Se condição verdadeira), então se a resposta para a nossa pergunta for verdadeira, neste caso se o campo do CPF estiver vazio, vamos definir para retornar a mensagem: “NÃO CONSTA”;
- No quinto campo (Se a condição for falsa), se a resposta para nossa pergunta for falsa, ou seja o campo CPF Não está Vazio, vamos querer que retorne o próprio número do CPF, então colocaremos nesse campo o próprio número da função que busca o CPF (@202)
Veja a imagem abaixo:
- Depois clique em OK.
Dica:
- Lembrando que a qualquer momento você pode clicar dentro do campo e teclar F1 no teclado que aparecerá um ajuda integrada que o sistema oferece aos usuários.
Ajuda integrada do campo operando
- Perceba que na minuta aparecerá essa informação
- Agora vamos testar como ficou, vá no módulo que no caso do exemplo apresentado é o de nascimento, pesquise um registrado e clique no botão Imprimir Docs.
- O registro de Carlos possui CPF, então o sistema retornou o CPF
Agora vamos pegar um registro quenão possua o CPF, usarei o registro da Caroline:
- O registro de Caroline não tem CPF cadastrado, então o sistema retornou a mensagem “não consta”;
Um exemplo de Casamento, verificar se o registro de casamento é com efeito religioso ou não.
Entre no minuta do módulo:
- Casamento > configurações > Definição de minuta
- Escolha a minuta que deseja editar e clique em “Editar”, clique no local da minuta que deseja incluir essa informação;
- Tecle F2 no teclado, procure a função 609 e clique em insere
- Coloque no argumento 1 a função @326 que é o campo no sistema que informa se o casamento é no livro B ou B AUX;
- Aqui estamos definindo na função:
O conteúdo do campo (@326) é Igual a B AUX?
Se a resposta for verdadeira vai retornar a frase RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL
Se a resposta for falsa (diferente de B AUX) não vai retornar nenhuma informação (VAZIO)
- Perceba que na sua minuta aparecerá essa linha
- Salve o documento;
- E faça o teste com algum registro de casamento;
- Olhe na imagem abaixo como ficou ( com a opção verdadeira ou falsa)
Finalizamos assim as explicações sobre o uso das funções @608 e @609, podendo ser utilizados em diversas situações.