Validação de Integridade do Arquivo de Backup – Restauração de backup
Data da última revisão: 23/12/2020
Software a que se aplica este artigo: DOC-Backup
Implementado na versão/release: v2017
Neste artigo iremos mostrar como testar a integridade das cópias de segurança geradas pelo assistente de backup do DOC-Windows.
Ressaltamos que a restauração só deverá ser feita em um computador SEM O DOC-WINDOWS em uso e nenhum outro software que utilize o POSTGRESQL.
Passo a passo
- 1º Passo – Instalação do banco de dados
- Após inserir o CD de instalação e executá-lo, aparecerá a seguinte tela (imagem abaixo). Iremos selecionar a opção Banco de Dados para a instalação. Para isso, a máquina precisa possuir os requisitos mínimos de sistema, que podem ser encontrados no link: https://www.demaria.com.br/site/manutencao/_arquivos/arquivoDb/DOCWindows-Requisitos-vs6-vs2017.pdf
- Agora clique no botão Avançar.
- Na próxima etapa, devemos inserir a senha do usuário supervisor. Lembrando que essa senha será substituída pela senha contida na cópia de segurança que será restaurada, de acordo com os próximos passos. Clique em Avançar.
- Em uma primeira instalação é necessário inserir as informações do cartório na tela de Identificação da serventia, mas como o intuito deste artigo é mostrar uma restauração de backup para que seja feito um teste de integridade com o arquivo, não será necessário preencher nenhum dos campos. Portanto, deixe-os em branco e clique no botão Avançar.
- Na tela que se abriu, apenas especifique um dia e horário fictícios para o backup e manutenção do banco de dados. Ressaltando que esta configuração é obrigatória apenas para prosseguirmos com a instalação do banco de dados. Porém, não se deve configurar o backup na máquina que será feito o teste de integridade, pois as cópias de segurança devem ser feitas exclusivamente no servidor real do cartório.
- Após finalizar as configurações, clique no botão Instalar e aguarde até que a instalação do banco de dados seja concluída.
- Ao final da instalação, será aberta a tela de instalação do serviço de backup, porém como faremos apenas um teste de integridade não será necessário proceder com a instalação do serviço de backup. Portanto, clique em Cancelar.
- Nessa etapa iremos nos deparar com uma mensagem indicando que a instalação do banco de dados foi concluída. Para finalizar, clique em Fechar.
- Assim que finalizar a instalação do banco de dados, será aberto o assistente de backup. Caso o mesmo não abra automaticamente, podemos abri-lo de forma manual. Para isso, vá até o canto inferior direito (próximo ao relógio do Windows) e dê um duplo clique sobre o atalho do assistente de backup para executá-lo.
- Ao abrir o aplicativo de backup será solicitado a pasta DOCWIN. Selecione-a de acordo com a imagem abaixo e clique no OK.
- Após inserir o CD de instalação e executá-lo, aparecerá a seguinte tela (imagem abaixo). Iremos selecionar a opção Banco de Dados para a instalação. Para isso, a máquina precisa possuir os requisitos mínimos de sistema, que podem ser encontrados no link: https://www.demaria.com.br/site/manutencao/_arquivos/arquivoDb/DOCWindows-Requisitos-vs6-vs2017.pdf
- 2º Passo – Restaurando uma cópia de segurança
- Agora iremos iniciar a restauração do banco de dados. Com o assistente de backup aberto, acesse o menu Restaurar e clique no botão Selecionar (o primeiro de cima para baixo). Agora localize em seu computador o arquivo com a extensão .CSD que foi gerado no servidor do cartório e clique no botão Restaurar.
- Quando a restauração da cópia de segurança for concluída, será necessário confirmar se o DOC-Windows deve ou não ficar na mesma versão encontrada no arquivo de backup restaurado. Confirme clicando no SIM e aguarde até que apareça uma mensagem indicando que a restauração foi realizada com sucesso.
- Por fim, deve aparecer a seguinte mensagem:
Caso possua o contrato do Backup em Nuvem e deseje testar a integridade das cópias que estão sendo realizadas na nuvem, siga o próximo passo. Do contrário, prossiga a partir do passo 4.
- 3º Passo – Baixando e restaurando uma cópia de segurança da nuvem
- De volta à máquina em que será feito o teste de integridade, para obtermos uma cópia de segurança realizada na nuvem, será necessário inserir as credenciais da AMAZON no aplicativo de backup. Para isso, acesse o menu Configurações e depois clique em Exibir configurações avançadas na parte superior direita.
- Novas abas serão apresentadas, porém iremos acessar acessar apenas a aba NUVEM. Preencha os seguintes campos: AWS Access Key, AWS Secret Key e Bucket. Para obter essas informações entre em contato com o suporte técnico.
- Após realizar esse procedimento, acesse o menu Restaurar e clique em OBTER DA NUVEM. Será apresentada uma tela com as últimas cópias de segurança feitas na nuvem (Imagem abaixo). Selecione o arquivo com a extensão .CSD mais recente (para descobrir qual é o mais recente, basta clicar sobre eles e checar o que possui a data e hora mais atuais). Por fim, clique no botão Selecionar, escolha a pasta de destino em que o arquivo .CSD será baixado e aguarde até que o download seja concluído.
- Após baixar o arquivo, siga as etapas contidas no 3º passo, fazendo assim com que a cópia de segurança seja restaurada.
- De volta à máquina em que será feito o teste de integridade, para obtermos uma cópia de segurança realizada na nuvem, será necessário inserir as credenciais da AMAZON no aplicativo de backup. Para isso, acesse o menu Configurações e depois clique em Exibir configurações avançadas na parte superior direita.
- Agora iremos iniciar a restauração do banco de dados. Com o assistente de backup aberto, acesse o menu Restaurar e clique no botão Selecionar (o primeiro de cima para baixo). Agora localize em seu computador o arquivo com a extensão .CSD que foi gerado no servidor do cartório e clique no botão Restaurar.
- 4º Passo – Instalação da aplicação para consulta de dados
-
- Agora que finalizamos a restauração do backup, será necessário instalar o sistema para que consiga consultar as informações contidas na cópia de segurança.
- Utilizando o CD de instalação do DOC-Windows novamente, escolha a opção SISTEMA para poder instalar a aplicação. Depois disso, o próprio assistente dará instruções para prosseguir com a instalação padrão.
- Depois de finalizar, conecte um plug de segurança do DOC-Windows na máquina e acesse o sistema usando o usuário supervisor (lembrando que a senha do usuário supervisor é a mesma utilizada no servidor do cartório).
- Faça testes de pesquisa de registros e outras informações nos módulos do sistema. Lembrando que somente os dados que já estivessem salvos no banco de dados do servidor atual do cartório ANTES de realizarmos o backup que estarão salvos neste backup restaurado.
Desta forma, conseguirá fazer o teste de integridade do backup realizado pelo seu sistema.
-